Orientação psicológica online

A orientação psicológica online é uma modalidade recente de serviço no cenário da Psicologia no Brasil e designa um atendimento que ocorre por meios tecnológicos de comunicação à distância. Nesse caso, a consulta é realizada através do Skype (preferencialmente chamada por vídeo), sendo necessário que o paciente crie uma conta neste software. Ela se caracteriza por ser breve, pontual e enfocada no tema trazido pelo paciente.

São limitados 20 consultas com o paciente, com o objetivo de auxiliar o paciente a criar melhores ferramentas para enfrentar uma dificuldade emocional ou pessoal que necessita da ajuda profissional do psicólogo para ser solucionada. Esse serviço, portanto, difere do processo de psicoterapia clássico de consultório e, caso o paciente esteja com demanda mais graves que requerem atendimento mais aprofundado, será orientado a procurar um profissional que atende nesses moldes.

Nesse serviço são oferecidos atendimentos online para adolescentes, adultos e idosos. Os adolescentes com idade inferior a 18 anos precisam de autorização expressa dos pais ou responsáveis por meio de documento legal. Não oferecemos orientação psicológica para crianças.

Essa modalidade de atendimento psicológico é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP (Resolução nº 11/2012).

Sigilo profissional e vulnerabilidade do meio eletrônicoÉ prevista no código de ética a responsabilidade do psicólogo manter em sigilo todas as informações trocadas nas consultas de orientação psicológica e, sendo assim, fica garantido ao paciente que nada do que foi partilhado no atendimento será divulgado. Entretanto, sabemos que a internet não é uma ferramenta completamente segura e, em função disso, recomendamos ao usuário certificar-se de que seus dispositivos (computador ou celular) estão devidamente protegidos, preferencialmente com um sistema de antivírus atualizado e evitando usar computadores públicos para as consultas. Também recomendamos deletar históricos de conversas e não gravar os atendimentos para que não exista o risco de que os conteúdos sejam “vazados” e compartilhados na rede

Proposta 

É direito da população LGBT ter acesso à saúde integral sem discriminação em função de orientação sexual ou diversidade de gênero. Esse direito é exercido diariamente por pessoas heterossexuais e cisgêneras, mas há ainda um longo caminho para assegurar que pessoas LGBT consigam exercê-lo.

Apesar dos avanços da psicologia em atender às demandas desta população, ainda observamos uma lacuna nos cuidados para as pessoas gênero e sexualmente diversas no Brasil. Essa lacuna é criada pela escassez de profissionais capacitados ou pela dificuldade da população em encontrá-los. Em função disso, decidimos construir um espaço virtual de orientação psicológica exclusivo à população LGBT.
Nosso foco é fornecer uma assistência livre de preconceitos para essas pessoas, a fim de que possam buscar uma vida plena e emancipada. Lembrando que o caráter da orientação psicológica é breve e focal nas demandas trazidas pelos pacientes, nossa assistência no contexto online tem, portanto, duas faces:
– trabalhar com o paciente para que possa lidar melhor com questões de diversidade sexual e de gênero em si mesmas, geralmente implicando o enfrentamento da discriminação em um ou mais âmbitos da vida pessoal e dos grupos sociais;
– auxiliar o paciente a aprender a enfrentar outras questões  de ordem psicológica que não sejam necessariamente relacionadas às diversidades sexual e de gênero, mas que causam sofrimento e necessitam se ajuda profissional para serem resolvidas.